RESUMO DA SESSÃO ORDINÁRIA DA CÂMARA MUNICIPAL DE JANDAIA DO SUL – 14/10/2019

RESUMO DA SESSÃO ORDINÁRIA DA CÂMARA MUNICIPAL DE JANDAIA DO SUL, REALIZADA PELO PRESIDENTE MILTON DE MARTINI LOPES VILLAR, EM 14/10/2019.

Requerimento apresentado pelos Vereadores MILTON DE MARTINI LOPES VILLAR e RODRIGO VANONI ALBERTON solicitando ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal e a Ilustríssima Senhora LUZIA JUCIMARA TOMAZINI Diretora do Departamento de Educação e Esportes, pedindo que esta informe a esta Casa de Leis, onde está alocado cada um dos servidores sendo aproximadamente 180 professores, 14 professores de educação física, 57 Educadores infantis e 69 Estagiários (320 no total) e com quantas aulas estão cada um. Solicita ainda para nos repassar a média do total de alunos por sala, considerando os aproximadamente 320 educadores e aproximadamente 1834 alunos. Informo ainda que temos um investimento de aproximadamente R$ 1.449.563,09 por mês (julho/19 como mês referência) na educação e neste sentido solicito que nos informe qual o valor investido pelo Município por aluno, se possível atualizado. Solicitamos ainda que informe onde estão atuando cada um dos educadores infantis, professores, professores de educação física e estagiários da educação. Requeremos ainda que nos informe quantos professores e professores e Educação Física, têm aulas extraordinárias e onde estão lotados, quantas aulas no total e quantos alunos têm nas aulas do concurso e da “dobra” (ou extraordinárias). Solicitamos ainda que o atendimento a este requerimento seja nos termos do inciso XVI do artigo 52 constante na Lei Orgânica do Município de Jandaia do Sul, de 27/08/2002 e dentro de parte do artigo 37 da Constituição Federal relacionado aos princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.

Requerimento apresentado pelos Vereadores RODRIGO VANONI ALBERTON e MILTON DE MARTINI LOPES VILLAR solicitando o envio de MOÇÃO DE REPÚDIO à Companhia de Saneamento do Paraná – SANEPAR, por não ter executado até agora a ligação do Poço do Dourados à Caixa Central de Tratamento de Água. Sabemos que este poço tem uma vazão de aproximadamente 180 mil litros de água praticamente potável por hora, a qual poderia muito bem suprir as necessidades da população de Jandaia do Sul em épocas de estiagem prolongada como esta atual (final do inverno e início da primavera). Mulheres que 2 ou 3 crianças, pessoas idosas sem ter água para lavar roupa ou dar banho em um idoso acamado ou criança de colo. Essa é a situação em que se encontra nosso Município.

Requerimento apresentado pela Vereadora SONIA IVETE MACIEL solicitando ao Senhor Prefeito Municipal que informe a esta Casa de Leis, se o Município pretende cobrar a RECOMPOSIÇÃO DAS CALÇADAS dos terrenos urbanos. Senhor Prefeito, grande parte das calçadas encontra-se deteriorada, algumas em que foram retiradas as árvores a pedido dos munícipes e com a retirada dos tocos se tornaram intransitáveis. Isso obriga os transeuntes a circular pela via dos automóveis, o que os coloca em risco. Em boa parte do centro da cidade não é possível a caminhada pela calçada e muito menos o deslocamento com carrinhos de bebê ou cadeiras de rodas.

Requerimento apresentado pela Vereadora SONIA IVETE MACIEL solicitando ao Senhor Prefeito Municipal que informe a esta Casa de Leis, se existe algum projeto sendo elaborado visando a utilização do prédio da UBS da Vila Rica. Senhor Prefeito, nossos munícipes tem cobrado constantemente uma solução. Trata-se de uma edificação em ótima localização e que pode ser utilizada para o funcionamento de algum órgão municipal, visto que o Município gasta com aluguel para manter algumas unidades.

Indicação nº 14/2019 apresentada pelo Vereador ANDRÉ LUIS SADDI PIRES solicitando ao Senhor Prefeito Municipal a colocação de REDUTORES DE VELOCIDADE (Lombadas) em intervalos de cada 100 metros de distância, na Vila Rural Paraíso. Essa tem sido uma constante reivindicação da população daquele local, que alega o excesso de velocidade dos condutores que não observam a quantidade de crianças e pessoas idosas que por ali se locomovem, colocando em risco a segurança de todos.