RESUMO DA SESSÃO ORDINÁRIA DA CÂMARA MUNICIPAL DE JANDAIA DO SUL – 15/06/2020

RESUMO DA SESSÃO ORDINÁRIA DA CÂMARA MUNICIPAL DE JANDAIA DO SUL – 15/06/2020

RESUMO DA SESSÃO ORDINÁRIA DA CÂMARA MUNICIPAL DE JANDAIA DO SUL – 15/06/2020

RESUMO DA SESSÃO ORDINÁRIA DA CÂMARA MUNICIPAL DE JANDAIA DO SUL, REALIZADA PELO PRESIDENTE MILTON DE MARTINI LOPES VILLAR, EM 15/06/2020.

 

REQUERIMENTOS:

Requerimento apresentado pelo Vereador CLAUDIO PEDRO GOBETTI questionando ao Senhor Prefeito Municipal se há previsão para a construção de um SALÃO COMUNITÁRIO, visando atender os munícipes residentes do JARDIM DAS ARAUCÁRIAS, visto que esse local representa o principal elemento de integração social e de convivência.

 

Requerimento apresentado pelo Vereador JOÃO PAULO BOSIO solicitando ao Senhor Prefeito Municipal para que divulgue amplamente, por todos os meios de comunicação, as políticas públicas contra a violência doméstica, com a divulgação do aplicativo Direitos Humanos Brasil, da possibilidade de registro de boletim de ocorrência on-line (www.policiacivil.pr.gov.br/bo), bem como dos números 190 e 153 para emergências. E também, para que elabore cartilhas a fim de auxiliar as mulheres que estão em situação de violência doméstica e familiar. JUSTIFICATIVA: Excelentíssimo Prefeito, a população feminina de Jandaia do Sul vem sofrendo com o aumento da violência doméstica no período de pandemia/isolamento social, uma vez que, muitas mulheres passaram a ser obrigadas a conviver 24h com os seus agressores.

Desta forma, é necessário a ampla divulgação dos meios possíveis de denúncia, bem como a disponibilização de ajuda, como, por exemplo, psicólogas, para auxiliar o enfrentamento deste momento difícil na vida de muitas.

 

Requerimento apresentado pelo Vereador MILTON DE MARTINI LOPES VILLAR solicitando ao Senhor Prefeito Municipal que informe a esta Casa de Leis:

  • Qual é o montante de recursos livres que o município tem em caixa e a que está programado o seu emprego;
  • O que se pretende fazer com o que resta do Terminal Rodoviário de Jandaia do Sul que pelo que parece não se tem tempo para uma reforma total, por falta de entendimento entre os proprietários dos Boxes e o Poder Público.

Trata-se de uma edificação muito feia e no centro da cidade, prédio que já foi orgulho de todo jandaiense.

Requerimento apresentado pelo Vereador LAURO DE SOUZA SILVA JUNIOR solicitando ao Excelentíssimo Senhor João Carlos Ortega - Secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas do Paraná, Deputado Estadual Doutor Batista, Deputado Federal Felipe Francischini, solicitando um veículo utilitário, uma mini escavadeira tipo bobcat, retroescavadeira e um caminhão basculante para o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Jandaia do Sul,   localizado na Rua Dr. Clementino Schiavon Puppi, 119, Jandaia do Sul – PR.  A agricultura é um dos setores econômicos que mais cresce no Brasil e se deve boa parte à atuação dos Sindicatos Rurais na organização do campo. Assegurando os interesses coletivos profissionais e empresariais, os sindicatos atuam há décadas como porta voz de comunidades rurais. O papel não se resume apenas na defesa de classes, englobando também a sansão de diversas missões sociais que incluem a luta por melhoria de estradas, postos, escolas, criação de programas para incentivo profissional e educacional, entre outros.

 

Requerimento apresentado pelo Vereador RODRIGO VANONI ALBERTON solicitando do Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal, o envio deste a Presidente do Jandaia do Sul/Prev e a Doutora Procuradora Municipal para que informe a esta Casa de Leis a existência de procedimentos administrativos ou processo judicial para apuração de eventual desvio de finalidade quanto ao dinheiro do FUNDO inclusive no que tange a transferência realizado com a Lei Municipal n.º 1.565/96 (especificando qual era o montante das disponibilidades financeiras), e  tendo em vista a necessidade de aumento de contribuição pelos servidores, assim como a existência de déficit impagável  do fundo no atual estágio.

Oportunidade ainda, no que pede seja informado os prefeitos que deixaram de pagar a contribuição nos respectivos períodos.

JUSTIFICATIVA: Excelentíssimas, a população de Jandaia do Sul vem sofrendo com a falta de recurso oriundo da utilização irregular ou menos regular do patrimônio público, sendo certo que o controle e acompanhamento ajudará na utilização mais eficaz e com menos dispêndio do dinheiro público cujo destino deve ter a maior satisfação com o menor custo.  Ainda que não seja o caso desta gestão, tem a mesma o dever de sanar, ainda que parcialmente, os problemas deixados em desfavor do povo deste município.

 

INDICAÇÕES:

Indicação nº 09/2019 apresentada pelo Vereador ANDRÉ LUIS SADDI PIRES solicitando ao Senhor Prefeito Municipal a criação de um Centro de Capacitação Profissional no prédio da antiga Escola Padre José de Anchieta, na Vila Paião, oferecendo cursos profissionalizantes em parceria com órgãos como SESC, SENAC, SENAI, SENAR, SESI e profissionais do município, onde possamos oferecer cursos em várias áreas para jovens e adultos, com aulas nos períodos da tarde e noite. Justificativa: Senhor prefeito, podemos incentivar nossos jovens e pessoas interessadas a buscarem estes cursos a fim aprenderem ou aperfeiçoarem seus conhecimentos em novas áreas e ofertá-los a população de forma gratuita e com qualidade.

 

Indicação nº 08/2019 apresentada pelo Vereador ERASMO ANTONIO SERMIDI solicitando ao Senhor Prefeito Municipal juntamente com a Secretaria de Obras e Serviços realizem um estudo em nossa cidade, com o intuito de elaborar um ou mais portais nas entradas e saídas de Jandaia do Sul. Senhor Prefeito, nossa cidade está bem posicionada na classificação de qualidade de vida merecendo uma identidade, um rótulo, algo que se destaque das demais cidades e este diferencial exposto nos portais como temos exemplo das cidades vizinhas que o fizeram, Marialva, Cianorte, Cambira e outras, deixam a cidade mais bonita e acolhedora, atraindo pessoas e investimentos.

 

Indicação nº 04/2019 apresentada pela Vereadora SONIA IVETE MACIEL solicitando ao Senhor Prefeito Municipal para fazer a desobstrução de todos os bueiros de nossa cidade. Senhor Prefeito, a maioria dos bueiros estão entupidos causando com isso acúmulo de água propiciando um criadouro do mosquito da aedes aegypti, causador da dengue e ainda correndo água por cima do mesmo e estragando o asfalto.

 

 

Close