RESUMO DA SESSÃO ORDINÁRIA DA CÂMARA MUNICIPAL DE JANDAIA DO SUL – 21/10/2019

RESUMO DA SESSÃO ORDINÁRIA DA CÂMARA MUNICIPAL DE JANDAIA DO SUL – 21/10/2019

RESUMO DA SESSÃO ORDINÁRIA DA CÂMARA MUNICIPAL DE JANDAIA DO SUL – 21/10/2019

RESUMO DA SESSÃO ORDINÁRIA DA CÂMARA MUNICIPAL DE JANDAIA DO SUL, REALIZADA PELO PRESIDENTE MILTON DE MARTINI LOPES VILLAR, EM 21/10/2019.

 

REQUERIMENTOS:

Requerimento apresentado pelo Vereador ERASMO ANTONIO SERMIDI solicitando ao Excelentíssimo Senhor CORONEL PÉRICLES DE MATOS, Comandante Geral da Polícia Militar do Paraná para que estude a viabilidade de se implantar em nosso Município uma unidade do Colégio Militar do Brasil. Essas Instituições têm uma proposta pedagógica  com objetivo de preparar o aluno para a vida em sociedade, formar cidadãos que atuem com ética e cidadania, sendo guiados pelos valores e tradições da educação militar. Além disso, prima-se pela valorização da meritocracia, disciplina rígida, noções de hierarquia, cidadania e respeito que são os ativos que vem atraindo um público cada vez maior para essas instituições.

 

Requerimento apresentado pelo Vereador CLAUDIO PEDRO GOBETTI, REITERANDO ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal solicitação anterior datada de 06/05/2019 e ainda sem resposta, em que pede informação detalhada de quais são as empresas que receberam através de concessão, os terrenos no Parque Industrial Domingos Massa e que por alguma razão ainda não iniciaram a execução do Plano de Negócios, conforme o acordado na Lei Municipal pertinente.

 

Requerimento apresentado pelos Vereadores LAURO DE SOUZA SILVA JUNIOR, ANDRÉ LUIS SADDI PIRES e JOÃO PAULO BOSIO solicitando aos Excelentíssimos Senhores CARLOS MASSA RATINHO JUNIOR, Governador do Estado do Paraná e HUDSON ROBERTO JOSÉ, Secretário da Comunicação Social e da Cultura do Estado do Paraná, solicitando a inclusão de nosso Município no Programa Itinerante CINEMA NA PRAÇA. Louvável a iniciativa e criação do projeto que leva diversão e entretenimento aos cidadãos paranaenses dos municípios de pequeno porte que não dispõe de salas de exibições cinematográficas. Ações como essa demonstram o respeito que deve haver do poder público para com a população e nem sempre são evidentes. Sem dúvida, um avanço no que tange à inclusão social que insere os menos favorecidos e nossos munícipes sentir-se-ão honrados em receber esse privilégio.

 

Requerimento apresentado pelos Vereadores RODRIGO VANONI ALBERTON e MILTON DE MARTINI LOPES VILLAR solicitando ao Excelentíssimo Senhor CARLOS ALBERTO GEBRIM PRETO, Secretário da Saúde do Estado do Paraná, solicitando que informe a esta Casa de Leis, a razão de ainda não ter sido efetivado o credenciamento junto ao Estado, do Instituto Paranaense de Saúde Nossa Senhora de Fátima e se existe previsão de quando será realizado. Senhor Secretário, embora o Município já tenha efetuado repasses de valor superior a R $ 265.000,00 (Duzentos e sessenta e cinco mil reais) em forma de fomento, o referido Hospital ainda não está habilitado a atender pelo SUS. Nossa população ainda não está sendo atendida e carece muito deste serviço.

 

Requerimento apresentado pela Vereadora SÔNIA IVETE MACIEL solicitando ao Senhor Prefeito Municipal que informe a esta Casa de Leis, da possibilidade de contratação de um médico GERIATRA visando atendimento à população. Senhor Prefeito, nossa população está envelhecendo e necessita de cuidados especiais. A geriatria é uma ciência que avança a cada dia, um processo diagnóstico de múltiplas dimensões que envolvem o idoso, a família e o meio ambiente onde esse indivíduo vive. Por isso, propicia longevidade com melhor qualidade de vida para a população idosa.

 

Requerimento apresentado pelo Vereador VITOR CAMILO FABRÍCIO solicitando ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal que informe a maneira como se dará a administração dos locais públicos cujas obras estão sendo finalizadas, como o Projeto meu Campinho do Núcleo Guadalajara e o Complexo Esportivo da Estação Ferroviária. Senhor Prefeito, essas são sem dúvida obras de grande porte e importante investimento do poder público e merece ter uma estrutura administrativa a altura. Como será realizado na prática o controle das atividades, seus horários e a disponibilização de acesso à população bem como a vigilância necessária, visto que o zelo pelo patrimônio público é dever de todos.

 

 

Requerimento apresentado pelo Vereador ANDRÉ LUIS SADDI PIRES solicitando ao Excelentíssimo Senhor JOSÉ APARECIDO JACOVOS, Deputado Estadual Delegado Jacovós, solicitando que viabilize a liberação de EMENDA visando à realização de CASTRAÇÃO de animais que vivem em situação de abandono em nosso Município. O controle populacional de cães e gatos e a castração é uma das formas de evitar que animais (principalmente filhotes) sejam abandonados diariamente, prevenindo a proliferação de doenças próprias aos animais.

 

INDICAÇÕES:

Indicação nº 16/2019 apresentada pelo Vereador ERASMO ANTONIO SERMIDI solicitando ao Senhor Prefeito Municipal a colocação de BICICLETÁRIOS verticais e horizontais ao longo da Avenida Getúlio Vargas e adjacências. Senhor Prefeito, essa ação faz parte de um planejamento visando incentivar o uso de bicicletas por parte das pessoas que necessitam se deslocar pela cidade, seja para o trabalho, seja para as compras ou simplesmente a passeio. Cada bicicleta representa menos automóveis, menos poluição, menos dificuldade de locomoção e disponibiliza espaço para a comunidade.

 

Indicação nº 25/2019 apresentada pelo Vereador CLAUDIO PEDRO GOBETTI solicitando ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal que elabore um projeto visando incentivar os produtores rurais cujas propriedades possuam nascentes a revitalizá-las. Esse incentivo seria com o pagamento de recursos de acordo com a quantidade de nascente em cada propriedade. Uma parceria com o objetivo de preservar o meio ambiente, melhorando a qualidade e aumentando a quantidade de água.  A conservação das nascentes através da manutenção da mata ciliar eleva a quantidade de água reforçando o abastecimento com o consequente aumento da vazão.

 

Indicação nº 11/2019 apresentada pelo Vereador LAURO DE SOUZA SILVA JUNIOR solicitando ao Senhor PREFEITO MUNICIPAL, ao DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO e ao DEPARTAMENTO DE FOMENTO AGROPECUÁRIO E MEIO AMBIENTE do Município, solicitando a criação e implantação de um projeto que incentive das crianças da Rede Municipal de Ensino os cuidados com meio ambiente, através do plantio de árvores e cuidado das mesmas. O Projeto se daria em primeiro momento dentro das escolas, onde cada aluno plantaria sua semente e cuidaria dela até possuir tamanho apto para plantio. No segundo momento, a prefeitura através do Departamento de Fomento Agropecuário e Meio Ambiente selecionaria pessoas interessadas, que podem ceder um espaço para plantio dessas mudas, onde as crianças fariam o plantio e acompanhamento bimestral, durante o ano letivo. Ao lado de cada árvore a criança teria uma plaquinha com seu nome. Justificativa: Promove a interação e a socialização entre crianças, práticas de meio ambiente, biologia, senso de preservação, despertando o interesse pelo significado de desenvolvimento sustentável.

 

Indicação nº 20/2019 apresentada pela Vereadora SONIA IVETE MACIEL, solicitando ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal que o mesmo solicite recursos junto ao Ministério da Cidadania, visando à inserção do município no PROGRAMA COZINHA SOLIDÁRIA. Senhor Prefeito, o acesso aos serviços das cozinhas comunitárias é universal, contudo o programa e suas atividades        foram idealizados para o atendimento de indivíduos referenciados nos serviços de assistência social, como os Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) e voltado para a promoção da melhoria das condições de qualidade para a população de baixa renda, com o fornecimento de refeições a pessoas em situação de vulnerabilidade social.

 

Close