RESUMO DA SESSÃO ORDINÁRIA DA CÂMARA MUNICIPAL DE JANDAIA DO SUL – 22/05/2017

RESUMO DA SESSÃO ORDINÁRIA DA CÂMARA MUNICIPAL DE JANDAIA DO SUL, REALIZADA PELO PRESIDENTE ANDRÉ LUIS SADDI PIRES, EM 22/05/2017.

Requerimentos:

Requerimento apresentado pelo Vereador VITOR CAMILO FABRICIO solicitando ao Excelentíssimo Senhor Deputado Federal LUIZ NISHIMORI que interceda junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária ou Abastecimento ou Ministério das Cidades, para que envie recursos ao Município de Jandaia do Sul, possibilitando ao Senhor Prefeito Municipal que promova o alargamento das pontes nas estradas rurais de nosso município para seis metros de largura. A maior parte das pontes de concreto em Jandaia do Sul foram construídas na década de oitenta com largura aproximadamente de quatro metros, onde os maquinários e implementos agrícolas era de pequeno porte. O setor da agricultura no Brasil passou por diversos ciclos e transformações, os maquinários e implementos agrícolas aumentaram muito de tamanho, dificultando o transporte e escoamento da safra. Nossos agricultores passam por dificuldades em trafegar com maquinários e implementos, existindo um grande risco de as pontes caírem, podendo acarretar um prejuízo de grande monta e também das pontes de madeira não suportar o peso que carrega os caminhões. Vale ressaltar que a agricultura é um setor econômico que influencia de forma significativa no desenvolvimento de nosso município e de todo brasil.

Requerimento apresentado pelos Vereadores MILTON DE MARTINI LOPES VILLAR, RODRIGO VANONI ALBERTON, SONIA IVETE MACIEL, ERASMO ANTONIO SERMIDI e CELIA CORREA CAVASSANI, solicitando que o Presidente desta CASA DE LEIS nos repasse, no prazo legal, cópias de todas as despesas empenhadas e pagas de Janeiro de 2017 até a presente data, incluindo as cópias das notas fiscais, e também cópias dos editais e das licitações, até a presente data, assim como as cópias de todas suas movimentações contábeis, e extratos bancários. Solicita também cópia da contabilidade de janeiro de 2017 até a presente data. Solicita ainda indicar o (a) responsável pelo recebimento dos serviços e materiais para o suprimento desta Casa. Atendendo aos pedidos de esclarecimento aos munícipes que acessaram o Portal da Transparecia e reclamaram da falta de informações detalhadas, pois se encontra muito resumido. Não sendo possível identificar claramente as despesas, de produtos e serviços que foram pagos.

Requerimento apresentado pelos Vereadores JOÃO PAULO BOSIO E LAURO DE SOUZA SILVA JUNIOR solicitando ao Excelentíssimo Diretor do Departamento de Saúde do Município de Jandaia do Sul, Estado do Paraná, para que informe a esta CASA DE LEIS as seguintes informações acerca do atendimento na área de saúde: a) Nome e especialidade dos médicos que atendem o município; b) Número e local de atendimento diário para cada médico, detalhadamente; c) O regime de contratação especifica por médico; d) Os valores pagos a título de consulta e plantão realizados.

Indicação nº 01/2017 apresentada pelos Vereadores MILTON DE MARTINI LOPES VILLAR, RODRIGO VANONI ALBERTON, SONIA IVETE MACIEL, ERASMO ANTONIO SERMIDI e CELIA CORREA CAVASSANI solicitando ao Senhor Prefeito Municipal a implantação do adicional de insalubridade aos servidores públicos municipais que exerçam serviços de limpeza e higienização de banheiros públicos. Justificativa: a justiça no Brasil em reconhecendo o contato direto destes trabalhadores com agentes nocivos à saúde, sendo, justo, portanto, receberem a contrapartida por tal exposição.

Indicação nº 09/2017 apresentada pelo Vereador ANDRÉ LUIS SADDI PIRES solicitando ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal para informatize todos as UBS - Unidades Básicas de Saúde de nosso município. Esse método de sistematização tem implicações diretas no processo de ampliação e qualificação da Atenção Básica, já que incentiva o comparecimento da população nas unidades de saúde, vale destacar também a diminuição da fila de espera, contribuindo para aproximação da população ao Sistema Único de Saúde, gerando, desta forma, credibilidade para o gestor do serviço, perspectivas de qualificação dos serviços de saúde, ou seja, a busca por melhorias. A tecnologia está aí para que a comunidade ganhe serviços com melhor qualidade de uma gestão pública como é o caso da Saúde, que passaria a considerar de forma mais ampla, fatos em tempo real, informações mais confiáveis, trazidas pela integração dos processos de planejamento e execução.

Indicação nº 03/2017 apresentada pelos Vereadores JOÃO PAULO BOSIO E LAURO DE SOUZA SILVA JUNIOR solicitando ao Senhor Prefeito que interceda junto ao DER Departamento de Estradas de Rodagem para conseguir resíduo de asfalto (fresado) com a intenção de aplicar no pátio do ginásio de esportes Osmar Panício com aproximadamente 9.000 metros quadrados e na Associação Florart Vida de nossa cidade. Senhor Prefeito, com a aplicação desse material o ginásio de esportes terá uma estrutura de estacionamento e pátio a altura da reforma que está sendo realizada, evitando o barro e a poeira e valorizando ainda mais os eventos que temos no ginásio, assim como na Florart Vida que irá facilitar muito a entrada para os alunos, professores e a comunidade em geral que frequenta aquela Associação.