RESUMO DA SESSÃO ORDINÁRIA DA CÂMARA MUNICIPAL DE JANDAIA DO SUL – 22/06/2020

RESUMO DA SESSÃO ORDINÁRIA DA CÂMARA MUNICIPAL DE JANDAIA DO SUL – 22/06/2020

RESUMO DA SESSÃO ORDINÁRIA DA CÂMARA MUNICIPAL DE JANDAIA DO SUL – 22/06/2020

RESUMO DA SESSÃO ORDINÁRIA DA CÂMARA MUNICIPAL DE JANDAIA DO SUL, REALIZADA PELO PRESIDENTE MILTON DE MARTINI LOPES VILLAR, EM 22/06/2020.

 

REQUERIMENTOS:

Requerimento apresentado por TODOS Vereadores solicitando a SANEPAR e intervenção do Secretário de Estado de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas do Estado do Paraná – João Carlos Ortega para que prorroguem a cobrança do serviço que será prestado ao executar a ligação das instalações sanitárias a rede pública de esgotamento sanitário pela Sanepar, e ainda que prorrogue juntamente a cobrança da tarifa dos 80% da rede de esgoto.

O presente requerimento visa apoiar os munícipes em meio à pandemia do coronavírus, em função da decretação de calamidade pública pelo governo do Estado.

 

Requerimento apresentado pelo Vereador LAURO DE SOUZA SILVA JUNIOR e JOÃO PAULO BOSIO solicitando o envio de uma MOÇÃO DE APLAUSOS aos Departamentos e Profissionais da SAÚDE e EDUCAÇÃO, DEFESA CIVIL e Servidores da Prefeitura Municipal que estão à frente da higienização em nossa cidade. Enquanto podemos ficar em nossas casas, cuidando para que a doença não nos atinja, os profissionais da saúde estão na tão falada “linha de frente”, cuidando dos pacientes infectados e dando todo o suporte necessário. Eles colocam em risco suas vidas para atender os casos de Covid-19 e dos demais pacientes que não deixam de ficar doentes ou de sofrerem acidentes, das longas e exaustivas horas de plantão, do medo de contaminar seus entes queridos ao voltar pra casa e do desgaste emocional diante dos efeitos de uma pandemia. Devido a pandemia, os professores tiveram que se adaptar, reinventar, mandar trabalhos impressos, gravar vídeos, formar grupos de whatsapp para tirar dúvidas, dar aulas por aplicativos, tudo muito novo, mas esses não medem esforços para que o conteúdo chegue até os alunos, além de prestar um serviço de atendimento social às famílias mais vulneráveis economicamente, entregando cestas básicas. Eles merecem todos os aplausos pela forma criativa como estão lidando com a situação, a pandemia do momento afeta a saúde, mas a educação também foi fortemente prejudicada.

 

Requerimento apresentado pelo Vereador ANDRÉ LUIS SADDI PIRES solicitando ao Deputado Estadual Delegado JACOVÓS para que por meio de emenda parlamentar, um caminhão-pipa seja encaminhado à cidade para atender as demandas do município. O veículo pode ser usado para controlar as emissões de poeira nas cidades, terraplenagem, umectação de vias públicas e pátios durante períodos muito quentes, dentre outras aplicações. O serviço de abastecimento também de residências também é muito comum.

 

Requerimento apresentado pelo Vereador RODRIGO VANONI ALBERTON solicitando ao Excelentíssimo Governador do Estado do Paraná, Carlos Roberto Massa Júnior (Ratinho Júnior) e ao Excelentíssimo Chefe da Casa Militar, Tenente-Coronel QOPM Welby Pereira Sales, o retorno da Central 190 para Jandaia do Sul e o aumento do reforço do efetivo, trazendo assim mais segurança para o nosso município. Excelentíssimos, a Central 190 foi mudada para Apucarana e já tivemos relatos da população na demora pelo atendimento, coisa que não tínhamos quando era aqui e por isso estamos solicitando para que volte o 190 para dentro de Jandaia do Sul, trazendo mais segurança e agilidade no atendimento à população. Quanto ao aumento do efetivo a Policia Militar vem realizando um grande trabalho na cidade, mas a falta de efetivo dificulta as ações. Os casos de roubos em Jandaia do Sul vem crescendo dias após dias. O quadro de policiais efetivos em nosso município é visivelmente insuficiente para nossa atual realidade. Para uma condição mínima favorável Senhor Governador filho de Jandaia do Sul e em resposta ao apelo da comunidade, é urgente e necessária a volta da Central 190 e o aumento do efetivo de policiais militares em Jandaia do Sul.

 

INDICAÇÕES:

Indicação nº 05/2019 apresentada pela Vereadora SONIA IVETE MACIEL solicitando a revitalização das floreiras já existentes na Avenida Getúlio Vargas e instale outras em lugares estratégicos. Além de tornar nosso visual urbano mais alegre, essa iniciativa tornará agradável o acesso dos transeuntes, melhorando até mesmo as condições de nosso comércio local. As floreiras são ótimas e trazem os aromas e as cores das flores.

 

Indicação nº 09/2019 apresentada pelo Vereador ERASMO ANTONIO SERMIDI solicitando ao Senhor Prefeito Municipal que realize a troca das luminárias convencionais de nossa cidade por novas lâmpadas de LED. Senhor Prefeito: A ação deve reduzir em torno de 40% o consumo público de energia elétrica. A lâmpada de LED é mais econômica e durável, além da iluminação ser mais forte que as lâmpadas antigas.

Indicação nº 10/2019 apresentada pelo Vereador CLAUDIO PEDRO GOBETTI solicitando ao Senhor Prefeito Municipal se existe algum estudo de viabilidade para a criação de um Parque Ambiental no local onde se localizava a antiga pedreira municipal. Senhor Prefeito, a localização é perfeita para se construir uma área de preservação ecológica. Como sugestão, indicamos a construção de um açude para a criação e engorda de peixes, que poderiam auxiliar no enriquecimento da merenda escolar e ao fornecimento à população em situação de vulnerabilidade social, a custo muito baixo para o município.

 

Indicação nº 10/2019 apresentada pelo Vereador MILTON DE MARTINI LOPES VILLAR solicitando ao Senhor as seguintes compras:

  • Adquirir aparelhos de medição de temperatura febre das pessoas, em especial medir das pessoas que vêm de outros municípios para nossa cidade.

Senhor Prefeito, estamos muito perto do pico da COVID-19 em nossa região e muitas pessoas estão vindo passear e fazer compras em Jandaia, o que nos traz perigo, pois não sabemos o estado de saúde dos mesmos. Temos recursos vindo dos governos e não é nada difícil comprar os medidores, é uma solicitação diária do povo de nossa cidade que estão preocupados com essa pandemia que ainda está longe de acabar.

  • Adquirir uma grande quantidade de testes rápidos do COVID-19 para ser realizado em nossa população, mesmo que por amostragem e em pessoas que apresentam sintomas leves e em pessoas de alto risco, como os da saúde e que precisam trabalhar em aglomeração. Também temos que testar pessoas que estiveram próximas das que estão com coronavirus confirmado.

Senhor Prefeito, essa aquisição não é o fim do mundo e sim para salvar vidas de nossos munícipes, vida não tem preço, e precaver é o melhor remédio, menos sofrimento para os doentes e mais vidas que se salvam.

 

Close