RESUMO DA SESSÃO ORDINÁRIA DA CÂMARA MUNICIPAL DE JANDAIA DO SUL – 23/09/2019

RESUMO DA SESSÃO ORDINÁRIA DA CÂMARA MUNICIPAL DE JANDAIA DO SUL, REALIZADA PELO PRESIDENTE MILTON DE MARTINI LOPES VILLAR, EM 23/09/2019.

Requerimento apresentado pelos MILTON DE MARTINI LOPES VILLAR, ANDRÉ LUIS SADDI PIRES CLAUDIO PEDRO GOBETTI, ERASMO ANTONIO SERMIDI, JOÃO PAULO BOSIO, LAURO DE SOUZA SILVA JUNIOR, RODRIGO VANONI ALBERTON, SONIA IVETE MACIEL e VITOR CAMILO FABRICIO, solicitando ao MERCADO SÃO GERALDO, FRIOS JANDAIA, FORQUÍMICA, INDÚSTRIA MISSIATO, SANTARI JEANS, FAAN CONFECÇÕES, AURORA ALIMENTOS, IMOBIVALE, METAFA e SUPERMERCADO CIDADE CANÇÃO que flexibilizem o horário de saída dos colaboradores que estejam devidamente matriculados no CEEBJA Cecília Meireles. A Direção desse estabelecimento de ensino nos informou que tem aumentado o número de evasões, visto que os comerciários se atrasam e isso cria a desmotivação e o abandono das aulas. Neste segundo semestre 351 pessoas se matricularam, havendo 173 desistências até o momento, o que representa praticamente 50% do total.

Requerimento apresentado pelo Vereador MILTON DE MARTINI LOPES VILLAR solicitando ao Ilustríssimo Senhor LUIZ CARLOS JACOVASSI, Gerente Regional da SANEPAR em Apucarana, que informe a esta Casa de Leis, quando a Empresa pretende ligar o Poço Artesiano do Dourados à Caixa Central do Município de Jandaia do Sul. Justificativa: Todo o ano na época da seca diminui muito a vazão das águas do Rio Marumbizinho e também as pessoas consomem mais, devido ao grande calor que faz em nossa região.

Requerimento apresentado pelo Vereador ERASMO ANTONIO SERMIDI solicitando ao Senhor Prefeito Municipal que estude a viabilidade de contratação de mais MÉDICOS e respectivas equipes, para o atendimento no PAM aos finais de semana. Senhor Prefeito, a demanda aumenta consideravelmente nesses dias e se faz necessário maior suporte visando dar um atendimento de qualidade à população.

Requerimento apresentado pelo Vereador ERASMO ANTONIO SERMIDI questionando ao Senhor Prefeito Municipal questionando se há possibilidade junto ao Departamento Jurídico a criação de uma lei para que seja obrigatória nas obras públicas de nosso município, a construção de cisternas, reservatórios para acúmulo de águas pluviais. A Cisterna armazenará a água da chuva, pois é uma água que cai do céu de forma gratuita que pode ser captada por  dutos do telhado e/ calhas ou pisos enchendo a cisterna, e que infelizmente no Brasil é desperdiçada se misturada ao sistema de esgoto. É uma das maneiras de evitar o desperdício da nossa água, utilizando sistemas inteligentes de aproveitamento de água da chuva para uso não potável nas edificações, que pode significar uma alteração maior que 50% do consumo total de água.

Requerimento apresentado pelo Vereador LAURO DE SOUZA SILVA JUNIOR solicitando ao Senhor Prefeito Municipal que informe da viabilidade da construção de um QUIOSQUE na margem do Campo de Futebol, visando atender a Comunidade Rural do MARACANÃ. Senhor Prefeito, essa coletividade reúne-se constantemente com o objetivo de confraternizar através de atividades esportivas ao final de uma semana de árduo trabalho. Possui um campo de futebol que agrega centenas de pessoas, mas não dispõe de uma estrutura adequada para dar o devido conforto a todos. A construção de um quiosque dotado de sanitários e uma pequena área coberta seria o suficiente para atender a esses nossos munícipes.

Requerimento apresentado pelo Vereador CLÁUDIO PEDRO GOBETTI REITERANDO ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal solicitação anterior datada de 11/03/2019, em que pede melhorias de acessibilidades. Pede que se informe a esta Casa de Leis, se existe algum projeto visando a construção de uma PONTE sobre o Rio Cambará, ligando os bairros do Conjunto Nova Jandaia e Residencial Rebouças, e outra sobre o Rio Dourados, fazendo a ligação entre o Jardim das Araucárias e o Residencial Nossa Senhora de Fátima, que foram questionados naquela ocasião.

Indicação nº 16/2019 apresentada pela Vereadora SONIA IVETE MACIEL solicitando ao Senhor Prefeito Municipal a instalação de CÂMERAS DE SEGURANÇA em todos os estabelecimentos de ensino do município. Senhor Prefeito, essa ação visa dar maior segurança aos estudantes, servidores e corpo docente e tem sido objeto de várias reivindicações.

Indicação nº 17/2019 apresentada pela Vereadora SONIA IVETE MACIEL solicitando ao Senhor Prefeito Municipal a implantação de uma faixa de pedestres em TRAVESSIA ELEVADA, nos moldes estabelecidos pelo Contran, na Rua José Maria de Paula, defronte ao nº 592. Senhor Prefeito, essa rua concentra bastante tráfego inclusive de ônibus interurbano e o cruzamento com a Rua Luiz Vignoli apresenta pouca visibilidade para quem vai cruzar. Um travessia assim, disciplinará o trânsito tornando-o mais seguro.

Indicação nº 22/2019 apresentada pelo Vereador CLÁUDIO PEDRO solicitando ao Senhor Prefeito Municipal a reforma do SALÃO COMUNITÁRIO da Vila Rural Paraíso. Senhor Prefeito, a manutenção desse local requer urgência visto que já apresenta sinais de deterioração e tem sido objeto de reivindicação da coletividade.

Indicação nº 17/2019 apresentada pelo Vereador MILTON DE MARTINI LOPES VILLAR solicitando ao Senhor Prefeito Municipal que faça o prolongamento do CANTEIRO CENTRAL da Avenida Anunciato Sonni, do Auto Posto Jandaia até o ponto defronte à Tapeçaria Valério. Justificativa: A grande maioria dos automóveis que vão adentrar a Rua José Moretti acessa pelo contramão no trecho acima referido. Nesse local já ocorreram vários acidentes de pequenas montas, mas pode ocorrer um acidente de graves proporções.